Eu, como Pelé, me trato na terceira pessoa.

quinta-feira, maio 03, 2007

O Pretencioso Crítico - Proibido Proibir


Este post inaugura seu momento Rubens Ewald Filho de críticas cinematográficas. Hoje falaremos de Proibido Proibir, filme nacional que estreou semana passada. Porém, como de críticos de cinema o mundo (da web) já está cheio, tentarei ser breve. Para tanto escreverei em tópicos o que achei da referida obra cinematográfica. Então vamos lá:



1 - Estou mudando. Fui ver esse filme sem ter referência nenhuma do que se tratava. Achava que a história se passava durante a ditadura (induzido pelo título), mas não;


2 - Porém o filme parece tratar justamente sobre ditadura, mas sem deixar isso explícito. Aí ganhou um ponto positivo por falar de um tema batido porém de uma outra maneira, fazendo uma bela ponte com os problemas atuais;


3 - Me lembrou os filmes do Truffaut quando trata do triângulo amoroso;

4 - Me lembrou do mexicano E Sua Mãe Também, no geral;

5 - Concluindo, achei um dos melhores filmes que vi recentemente.

Agora há pouco, fiz uma rápida procura pela net para ver o que os meus críticos preferidos estão falando sobre o filme e achei duas completamente antagônicas em opiniões. A totalmente contra o filme é a do Inácio Araújo da Folha:



"Alguém sabe quem é o débil mental que premiou esse filme no Baixo Orçamento?"




Outro comentário, agora a favor, é do Eduardo Valente da Revista Cinética:



"Por mais que não doure nem um pouco a pílula das dificuldades da vida no subúrbio carioca, consegue em sua declaração de amor às possibilidades da juventude, ser nada mais nada menos do que adorável em quase toda a sua duração."



São dois críticos que admiro e, digamos assim, seguem a linha da crítica pedante, daqueles que analisam os filmes profundamente e não se baseiam simplesmente no gostei e não gostei.


Fim do momento "O Crítico". Em breve farei a minha crítica sobre este post. A princípio achei pedante.

Em breve voltaremos à nossa programação normal.

1 Comments:

Blogger Rafaela Pires said...

aff... nem curti esse filme.

5:59 PM

 

Postar um comentário

<< Home