Eu, como Pelé, me trato na terceira pessoa.

segunda-feira, abril 30, 2007

A Monografia - Episódio 1

E para saciar a curiosidade dos numerosos leitores deste humilde mas limpinho blog, descreverei abaixo, em breves linhas, o meu tema de pesquisa da minha monografia. Então preparem-se e...
Tchã-tchã-tchãm!!!

Estou querendo pesquisar o uso da fotografia estática em produções audiovisuais, como o cinema e o vídeo. Para especificar ainda mais, estou procurando me deter em obras ficcionais. Então já deixamos de lado os documentários, produções que, na maioria das vezes, necessita de fotografias estáticas para ilustrar um fato sem documentação filmadas.

Existem dois exemplos clássicos de filmes feitos com essa premissa. O primeiro é o francês La Jetée, de 1963. O segundo é o brasileiro Juvenília, do Paulo Sacramento, um curta univesitário feito em 1992.

Estou a procura de produções mais recentes que usem essa técnica. Já assisti alguns trabalhos de alunos desenvolvidos no curso de graduação de fotografia do Senac. Também fiquei sabendo que Claudia Jaguaribe já produziu vídeos a partir de fotos. Acabei tendo contato com outras produções recentes graças a internet e no futuro posso comentá-las neste blog.

E vocês, caros leitores, que leram os parágrafos anteriores e estão se perguntando "e eu com isso?", peço encarecidamente uma ajuda caso souberem de algo interessante que possa entrar na minha pesquisa.

Obrigado e dentro em breve voltaremos a nossa programação normal.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Me lembrou o trabalho da moçinha doida de "Eu, vc e todos nós".
Boa sorte!

10:14 PM

 
Blogger Rafaela Pires said...

vou pensar, vou pensar... no momento estou procurando cenas de cinema que se passem em banheiro. não, não é uma monografia. é para algo mais nobre: decorar o banheiro lá de casa mesmo. lembra de alguma?

5:15 PM

 

Postar um comentário

<< Home