Eu, como Pelé, me trato na terceira pessoa.

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Episódio de carnaval

Um dos objetivos desta sitcom é tentar subverter os cânones dramáticos e lógicos estabelecidos pelos veículos de comunicação, sendo o principal deles a televisão. Sim, essa pretensão existe apesar de estar inserida na modéstia. Calma, eu sei que este texto está ficando confuso como os meus escritos acadêmicos que versam sobre a relação do audiovisual e a pós-modernidade. Vou tentar explicar: como eu sei que não sou nenhum Stanley Kubrick, não pretendo inventar uma nova linguagem para as sitcoms e, sim, propor uma história que, acredito, caberia melhor num episódio especial de natal do que num de carnaval. É a minha maneira esdrúxula de entrar para a história da televisão mundial.

Abaixo segue uma sinopse do episódio.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A firma, inesperadamente dá uma folga ao Eu durante as festividades carnavalescas. Junta-se a ele a Namorada Mestranda que decide não viajar com o propósito de tentar pesquisar mais coisas e escrever mais coisas ad infinitum. No dia de Carnaval o casal marcou de visitar a Amiga que teve um bebê. Para tanto, decidem comprar um presente para o recém-nascido e, pedantes como são, escolhem um livro e um CD de poesias cantadas para um ser humano que não tem nem 2 meses de idade. Imagine no aniversário de 1 ano do menino, o presente corre o risco de ser um livro do Dostoiévsky ou um filme do Godard.

O episódio poderia se ater a descrever a escolha do presente e a visita, porém, como num capítulo de 24 Horas, há uma grande revelação no meio da história que muda os rumos de uma forma totalmente hitchckoquiana: o casal lembra que uma Outra Amiga está fazendo aniversário naquele mesmo dia de carnaval e tresloucadamente devem visitá-la também. E assim partem para o outro lado da cidade.

Chegando lá, a grande notícia é que a Outra Amiga vai ser tia de um sobrinho que foi encomendado para a senhora cegonha. Neste momento sobe a trilha sonora incidental que ajudará o telespectador a se emocionar com os personagens. E o roteiro deve fazer uma ponte entre o bebê da primeira Amiga para o aniversário da Outra Amiga para passar uma mensagem positiva de natal.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Porém, repito, esse é um episódio especial de carnaval. E essa, repito, é a minha maneira de entrar para os anais do audiovisual mundial. Sei que não parece coerente pois não está previsto nenhuma cena típica de carnaval como desfiles e marchinhas. Mas acho que este é um episódio voltado para aqueles que não gostam desta típica festa popular brasileira.

Marcadores:

1 Comments:

Blogger Daemens said...

SUPERBE!!!!!!

(já que é pra ser pedante, sejamos pedantes em francês, que é uma língua assaz pedante)

9:50 PM

 

Postar um comentário

<< Home