Eu, como Pelé, me trato na terceira pessoa.

quinta-feira, janeiro 04, 2007

E então tudo voltou 4

Tempos atrás estava lendo um texto saído não sei de onde no qual o autor, que não lembro quem era, contava um fato acontecido na sua infância. Nas décadas de 30, 40 e 50 era comum a exibição semanal nas salas de cinema de seriados de aventura, como Tarzan e Zorro. Como as séries produzidas hoje para a televisão, eram formadas por episódios que terminavam com um gancho que seria resolvido apenas no capítulo da semana seguinte. Conta o autor (ainda não lembro quem era...) que um desses episódios terminou com uma situação delicada (naturalmente, não lembro detalhes). Mas era como se o herói tivesse caído de um abismo.

Na semana seguinte, a exibição começava relembrando o episódio anterior. Para a surpresa do autor do texto (quem era mesmo?), a história mostrava que o mocinho não havia caído do penhasco e tinha conseguido se safar dessa facilmente, contrariando radicalmente o episódio anterior. O então pequeno espectador saiu da sala de cinema se sentindo enganado.

Depois dessa longa introdução segue um esboço de diálogo do capítulo de hoje.

------------------------------------------------------------------------------------------------

fachada da firma, 9 da manhã.

Eu estou entrando na firma quando o colega da noite está indo embora.

Colega da noite: Nossa, você está meio estranho! O que aconteceu!

Eu: Estou numa agonia! Fui escalado para trabalhar com o @#%... Nem consegui dormir direito hoje, só de pensar nisso!

Colega da noite: Não se preocupe, acharam outro trouxa... Digo outra pessoa pra trabalhar com ele!

(claque dá risada)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Sinto que esse desfecho pode frustar os fãs mais assíduos, já que Eu nem havia pisado na firma e o grande problema já estava resolvido. Como um Batman do seriado dos anos 60 que no último episódio tinha caído numa armadilha do Coringa e no começo do seguinte o super-herói pega alguma bat-bugiganga muito estranha e bizarra do cinto de utilidades e facilmente se livra do perigo.
É preciso trabalhar melhor esses roteiros, não?
E é preciso citar as fontes, não é?

2 Comments:

Blogger wicca said...

isso me fez lembrar do meu episódio da banheira. mas isso é só cena dos próximos capítulos...

;)

11:53 AM

 
Blogger Rafaela Pires said...

texto não sei de quem, publicado não sei onde me lembrou aquela senhorinha chata do festim diabólico.

12:23 PM

 

Postar um comentário

<< Home