Eu, como Pelé, me trato na terceira pessoa.

quarta-feira, março 19, 2008

O Pretensioso Crítico - Metal Gear 4

Os leitores devem estar se perguntando, mas que raios é Metal Gear 4? Pois é, mais uma vez frustasmos nossos fiéis leitores (se é que tem alguém aí lendo) e afirmamos que trata-se de um jogo de videogame. Calma, não fiquem decepcionados pois explicaremos o motivo de tanta motivação.

A última vez que o Crítico jogou videogame foi há mais de 15 anos, na época do finado Mega Drive. Desde então, nunca mais colocou suas mãos em um controle de games. Porém, ao assistir o trailer desse jogo, um comichão fez com que sua vontade de jogar voltasse. Bem, trata-se, trocando em miúdos (e os gamemaníacos não gostarão dessa descrição táo irrisória) , de um jogo de guerra. Porém, tanto o trailer quanto a demonstração de Hideo Kojima, criador do game, mostram como a história é tão envolvente e rica quanto os melhores filmes de ação do cinema roliudiano.


No livro Hamlet no Holodek, a pesquisadora e professora do MIT Janet Murray explica como a tecnologia pode ajudar na condução de uma narrativa digital. Partindo dos jogos de RPG, passando pelos primeiros jogos de videogame e chegando as atuais possibilidades tecnológicas. Sua preocupação é indicar caminhos possíveis para que o usuário imerso num ambiente fictício possa não apenas se entreter com um jogo, mas também sentir as mesmas emoções que um filme ou um romance poderiam proporcionar. O título vem de um exercício de imaginação que exeplifica onde Murray quer chegar. Holodek é uma sala do seriado Jornada nas Estrelas onde o usuário pode entrar e interagir em um mundo fictício, podendo interagir com os personagens contidos nele. E Hamlet, nos desculpem, mas nos recusamos a tecer maiores explicações.


É claro que o parágrafo acima é uma pura desculpa pedante para a compra de um videogame de última geração.

2 Comments:

Blogger Daemens said...

você comeu uma oração principal no seu texto, o que quer dizer que tem uma subordinada à solta por aí, o que quer dizer que vc teve falha de coesão. isso tudo serve para dizer quee, vez de gastar seu rico dinheirinho em um vieogame, você deveria comprar toneladas de livro...:P
(argumento mega convincente, não?)

9:03 PM

 
Blogger Rafaela Pires said...

e eu acabei de comprar um atari e estou amando a vida 2D!

12:05 PM

 

Postar um comentário

<< Home