Eu, como Pelé, me trato na terceira pessoa.

quarta-feira, março 12, 2008

O Pretensioso Crítico - Arrufos

Desta vez, o Pretensioso Crítico foi assistir a uma peça teatral cult, ou seja, com pedância para todo lado. "Arrufos"é encenado pelo Grupo Teatro XIX (leia-se "Dezenove" ao invés de "chish"como pensava o nosso burrinho Crítico), os mesmos das premiadas peças "Hygiene"e "Hysteria".

E, como era de se esperar, a peça, que conta três histórias, todas elas tendo como tema comum o amor, é surpreendente. Não se trata daquele tipo de teatro conhecido tradicionalmente com a platéia sentada em um lado e o palco com os atores do outro. Os atores ficam numa arena, cercado pela platéia, que fica imersa no meio do cenário da peça, rodeada por abajures. A imersão se completa quando os atores começa a interagir diretamente com a platéia, fazendo-nos parte da peça, com diálogos improvisados e tudo mais. É claro que isso aumenta a tensão do Pretensioso Crítico que ficou o tempo inteiro pensando "putz, o próximo vai ser eu!". Felizmente a interação ocorreu, mas de uma maneira tranqüila.

O teatro, apesar de uma ser uma arte inventada há milênios, ainda guarda muitas surpresas agradáveis para o espectador.

É claro que essa percepção foi feita por um fulano que vai pouco ao teatro.

2 Comments:

Blogger Laine said...

eu morro de medo dessas peças interativas que o ator fica abordando vítimas na platéia, torço sempre pra que seja tudo combinado, naum ligo para marmeladas contanto que tenha minha anonimidade preservada. Essa coisa de imersão tá na moda né, cinema 5.1 com som por todos os lados, teatro arena, eu por exemplo comprei vários cursos de idiomas pelo método de auto-imersão, sensacional...

1:08 AM

 
Blogger wicca said...

odeio teatro interativo. eu já trabalho no sesc... é interação demais.

9:53 PM

 

Postar um comentário

<< Home