Eu, como Pelé, me trato na terceira pessoa.

sexta-feira, março 07, 2008

O Pretensioso Crítico - Musicais

O Pretensioso Crítico se revolta contra o filme musical. Em uma semana, ele assistiu um musical no cinema e outro no teatro. E, a partir de então, ficou pensativo e começou a fazer as (in)devidas comparações entre essas duas linguagens. Pois vamos aos fatos.

O filme é "Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet", de Tim Burton. Conhecendo sua filmografia, já era de se esperar um filme lírico, porém bastante sombrio. Aliás, talvez seja seu filme mais violento e pessimista. Mas deixemos essas impressões de lado, já que muitos outros críticos saberão descrevê-lo melhor. O que o Pretensioso Crítico quer dizer aqui é o estranhamento de assistir pessoas cantando ao invés de conversar. E, ao contrário dos grandes clássicos musicais (como os de Gene Kelly), não há nenhuma grande cena de dança de encher os olhos.

O musical do teatro é "Os Produtores", de Mel Brooks e Thomas Meehan, com adaptação de Miguel Falabella. O Pretensioso Crítico acabou comparando essa versão com a versão cinematográfica (2005) e reparou que as piadas são muito mais engraçadas na peça do que no cinema. As músicas também são mais gostosas de ouvir na versão teatral. Sendo que tanto na versão brasileira quanto na versão cinematográfica roliudiana foi cercada dos profissionais mais competentes.

E onde o Pretensioso Crítico quer chegar com tudo isso? Que ele está um pouco entristecido com o cinema.

3 Comments:

Blogger paolita said...

Sério???
Do cinema atualmente, eu tenho saudades.
De vc também.
Bjos

10:37 AM

 
Blogger Laine said...

ah não fale assim dos musicais de cinema, pelo menos não baseando-se apenas em sweeney todd. Acho que colocar o Johnny depp e a Helena Bonham Carter cantando foi só mais um dos fetiches do tim burton... Mas pense em Cantando na chuva, Hair, Chicago, Jesus Cristo superstar, Rocky Horror Picture Show...Mas passe longe de Os guarda chuvas do amor, os diálogos são absurdamente TODOS cantados.
Mas concordo com vc, no teatro tudo faz mais sentido...

8:48 AM

 
Blogger Fred - Grafiq said...

Olás.
Para te falar a verdade, nunca me interessei muito por musicais, apesar de reconhecer uma infinidade de qualidades. Mas me Lembro do Dançando na Chuva e Moulin Rouge...
hehehehehe
vou buscar curtir mais esse formato.

Abs

Fred

11:49 PM

 

Postar um comentário

<< Home