Eu, como Pelé, me trato na terceira pessoa.

sábado, março 07, 2009

O Mundo Sustentável

A moda agora é "sustentabilidade". Junto com aquela palavra que não se diz (tá bom, estou falando da... crise) é o assunto do momento já faz um bom tempo. Afinal qualquer lugar que se vá existe alguns dizeres proclamando por um mundo com pessoas preocupadas com a sustentabilidade. E muitas empresas se aproveitam para fazer propaganda em cima disso, aparentemente tentando dizer que não se preocupam apenas com o lucro, e sim com a sociedade em sua volta.

E na Firma não é diferente. Atenta a modismos do mundo corporativo, seus dirigentes fizeram uma reunião juntamente com seu fútil e inútil departamento de Rh e pensaram em uma estratégia para economizar de uma forma sustentável:

Dono da Firma - Essa crise pode afetar a Firma de uma maneira que nós nunca sentimos. Gostaria de ouvir suas idéias para economizarmos sem os nossos proletariados sentirem o efeito.

Subalterno - Podemos desacelerar o ritmo das obras do nosso novo centro empresarial.

Dono da Firma - Isso nunca! Ninguém pode perceber que a crise não passou de uma marolinha para a gente, entendeu bem?

Subaterno - Sim senhor, foi uma estupidez...

Dono da Firma - Mais alguém?

Gerente do Rh - E se começarmos a espalhar cartazes por toda a Firma pedindo para os nossos colaboradores (isto é uma maneira politicamente correta de se referir aos funcionários) economizarem nos copos de plástico e do papel em nome de um mundo ecologicamente sustentável? Segundo a revista RH Magazine, está super na moda! 

Dono da Firma - Hum... pode funcionar... Assim economizaremos os gastos com o chão de fábrica e ainda podemos fazer uma média com os nossos clientes.

Gerente de Rh - Isso mesmo, o senhor é muito inteligente!

Subalterno - Podemos mandar fazer canecas personalizadas com o logo da Firma para entregar aos nossos colaboradores.

Dono da Firma - Pra quê? Pra gastarmos mais com futilidades?

Subaterno - Tem razão, foi uma estupidez...

Gerente de Rh - Tenho uma idéia! E se usarmos aquele dinheiro que tínhamos separado para o bônus que estávamos pensando em dar a todos os nossos colaboradores no final do ano para mandar fazer essas canecas personalidades? Afinal eles nem sabiam que iam ganhar esse bônus, mesmo. E o dinheiro que o senhor economizará com os copos de plástico ainda será maior que os custos da caneca! Imagina só nossos colaboradores andando todos orgulhosos segurando a caneca da Firma. E nossos clientes vendo isso vão achar que é um ambiente muito gostoso de trabalhar! E altamente sustentável!

Dono da Firma - Boa! Vamos por em prática semana que vem!

Gerente de Rh - Muito sensato de sua parte!

Assim, o Rh trabalha loucamente para cumprir o prazo estipulado. Orça a caneca personalizada e escreve uma mensagem para enviar por e-mail e cartazes para serem pregados no mural de avisos. Uma semana depois, as canecas são distribuídas. Empolgados com o resultado, o Rh propõem, também, uma campanha para economia de luz.

Gerente de Rh - Vamos entrar numa segunda fase da nossa estratégia e pedir para todos desligarem os monitores de seus computadores quando saírem para o almoço.

Com uma vontade de trabalhar que nunca havia sido vista antes, o Rh bola uma campanha com frases de efeito para convencer a todos da importância da economia de luz: " A economia que você fará desligando os monitores vale mais do que dinheiro." Porém, na cabeça do proletariado, "mais do que dinheiro" só podia ser barras de ouro, como sempre afirma o grande apresentador e grande empresário do ramo de  carnês, Silvio Santos. O que acabou gerando muitos mal entendidos, pois o proletariado achou que se tratava de uma espécie de competição interna, gerando conflitos e um clima pesado dentro da Firma, como de costume.

Ok, entendemos que a história retratada acima pode ter sido muito grande para uma piada muito infame no final. Mas esse é o mundo corporativo: enfadonho e frustrante.

1 Comments:

Blogger Vanessa said...

KKKK...muito engraçado, de onde veio tanta criatividade, hein? Te encontrei por acaso...
Até!

5:38 PM

 

Postar um comentário

<< Home